Objetivo
Capacitar profissionais para analisar e resolver problemas de forma eficaz – sem que haja repetição de problemas, e em conformidade com os requisitos regulatórios e de Sistema de Gestão da Qualidade
Metodologia
Exposição e contextualização de Conteúdo, e Criação, Análise, Condução e Debate de Cenários para Aplicação – através de estudos de caso da organização.
Conteúdo
I – Conceitos e Fundamentos
- Problema ou Não-conformidade?
- Tipos de Ações: Corretivas, Preventivas, de Contenção, de Correção
- Causa-Raíz, Causas Próximas e Causas Potenciais
- Relação entre Ações e Sistemas de Gestão
- Planos 5W3H
- Pensamento baseado em Risco
II – Método
- Descrição do Problema
- Definição de Time
- Análise de Abrangência
- Ações de Contenção e de Correção
- Análise de Causas e definição de Causa Raíz
- Ações Corretivas
- Verificação de Eficácia e Lições Aprendidas
III – Técnicas de Análise de Causa-raíz
- Práticas de Questionamento
- Diagrama de Causas e Efeito
- Análise dos 5 Porques
- Integração de Métodos e Técnicas